quarta-feira, 1 de abril de 2009

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL RAYMUNDO MATTA



ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM PARCERIA COM A PROFESSORA DE ARTES


Professora: Clara

Descrição: A escola vive um momento de homenagens ao aniversário da cidade do Salvador (29 de março). Neste mês, na escola Raymundo Matta, percebemos uma maior movimentação por parte dos professores de todas as áreas, a fim proporcionar aos alunos, o acesso a um conhecimento mais amplo sobre a cidade onde moram. Sendo assim, nada mais interessante do que elaborarmos uma atividade que estimulem descobertas por meio da pesquisa na internet e pesquisa bibliográfica sobre a seguinte abordagem: Levantamento dos principais pontos turísticos da cidade do salvador, com ênfase nas artes, quando possível. Após conclusão da pesquisa, os alunos produziram Slides com textos e imagens, destacando a localização, história, situação atual do ponto turístico, reformas que aconteceram, etc...

Pontos turísticos pesquisados: Teatro Castro Alves; Forte de São Marcelo; Farol da Barra; Farol de Itapuã; Museu de Arte Sacra; Museu de Arte Moderna; Forte de São Domingos; Lagoa do Abaeté; Pelourinho; Mercado Modelo; Elevador Lacerda, entre outros.

Séries trabalhadas: 5° e 8° séries do ensino fundamental

Objetivos da atividade: Despertar a curiosidade e o interesse dos alunos no que diz respeito a riqueza histórica, cultural e artística da cidade onde moram, além de viabilizar o contado com o computador e à aprendizagem de suas ferramentas.


A EXPERIÊNCIA FOI LEGAL?

Sim, foi uma experiência muito gratificante, onde todos aprendemos juntos em colaboração. Alunos, professora de artes e professora colaboradora(eu) do projeto (NTE vai à escola), todos compreendemos que há sempre algo novo para se descobrir e aprender, mesmo residindo e conhecendo a cidade do Salvador há tantos anos.
Neste relato não posso deixar de mencionar as dificuldades encontradas, devido a quantidade de computadores inferior a quantidade de alunos por sala. Para amenizar o problema, utilizamos um sistema de rodizio, intercalando a produção no computador, com a produção de um trabalho em paralelo, elaborado pela professora Clara. Enquanto metade da equipe utilizava o computador, a outra metade produzia cartaz com desenhos sobre o mesmo tema. É válido ressaltar que, em qualquer trabalho, as dificuldades aparecerão, sejam elas em grau leve ou mais graves, sempre haverá uma modo de supera-las, desde que haja o desejo de transformação. O espaço escolar pode ser muito mais do que a simples ação de transmitir conteúdos, ele pode e precisa ser um ambiente de curiosidades, troca de conhecimentos, de produção e colaboração.

São essas experiências desafiadoras que nos enriquessem como profissionais educadores, que buscam novas formas de ensinar e aprender, superando todas as dificuldades, explorando a criatividade, rompendo paradígmas e contextualizando os conteúdos curriculares com as vivências encontradas no cotidiano dos nossos alunos.

QUAIS OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS?

Laboratório de informática; Internet discada; Programa Power Point; Banco de Imagens montado em cada computador.

STATUS DA ATIVIDADE: finalizada em 2 de abril...

CLIQUE NO LINK PARA ABRIR AS ATIVIDADES

Atividade1

Atividade2

Atividade3

Atividade4

Atividade5

Atividade6

Atividade7

Atividade8

Atividade9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE VOCÊ ACHOU DA ATIVIDADE?