domingo, 5 de abril de 2009

ATIVIDADE DE FÍSICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA ESTADUAL RAYMUNDO MATTA

ATIVIDADE DESENVOLVIDA EM PARCERIA COM O PROFESSOR DE FÍSICA

Professor: Marivaldo

Descrição:
A atividade consiste na construção de um documentário a partir de informações coletadas em discussões realizadas na sala de aula, mediadas pelo professor e reforçadas com as pesquisas. A montagem do documentário inclui basicamente: imagem, texto, vídeo do youtube e narração(áudio), onde os alunos darão suas explicações sobre as diversas fontes de de energia: elétrica, fontes alternativas e energia nuclear.



Séries trabalhadas: 2° e 3° ano do ensino médio.

Objetivos da atividade: Viabilizar a assimilação de conceitos essenciais sobre o tema abordado; Incentivar à pesquisa; Contextualizar um conteúdo (energia) que comumente é tratado com cálculos e aplicação de fórmulas. Relacionar teorías da Física com dados coletados do meio ambiente, na história humana, nas vivências cotidianas dos próprios alunos, proporcionando assim o conhecimendo da real aplicação dos conteúdos estudados e os benefícios que estes podem trazer para suas vidas.

A EXPERIÊNCIA ESTÁ SENDO LEGAL?

Sim, os alunos do ensino médio já têm uma maior grau de maturidade, característica que tem falicitando bastante o trabalho no laboratório. As construções já estão em andamento, necessitando apenas de alguns complementos quanto a narração e inclusão do vídeo do youtube. Percebo também uma grande animação por parte dos alunos e um forte desejo de desenvolver um bom trabalho.

QUAIS OS RECURSOS TECNOLÓGICOS UTILIZADOS?

Laboratório de informática; Internet discada; Programa Power Point; Banco de Imagens montado em cada computador.


STATUS DA ATIVIDADE: Em andamento ...

ALGUMAS ATIVIDADES EM ANDAMENTO...

Atividade1

Atividade2

Atividade3



Fotos do dia 3 de abril de 2009

2 comentários:

  1. Oi sou aluna do Colégio Estadual Raymundo Matta e esse trabalho que o professor vez com a gente foi muito legal, foi uma maneira da gente mostrar que apesar das dificuldades a gente também é capaz, gostei muito e ele está de parabéns..Vanessa Rios

    ResponderExcluir
  2. Professor Mrivaldo, estou participando de um projeto da Fiocruz Ba, no colégio Raymundo Matta, gostaria de ter seu e-mail....renata_cpp@hotmail.com, este é meu e-mail. preciso do seu..

    obrigada

    ResponderExcluir

O QUE VOCÊ ACHOU DA ATIVIDADE?